You have not accepted cookies yet

This content is blocked. Please accept marketing cookies. You can do this here.

ABR 19, 2022 | NOTA DE PRENSA

Índice Internacional de Custos de Construção Arcadis 2022

Londres, Genebra e Oslo: as cidades com os custos de construção mais elevados do mundo

Custos de construção em Lisboa superam os de Barcelona e Madrid

Lisboa, a 7 de abril de 2022 – De acordo com o último relatório de International Construction Costs (ICC) publicado pela Arcadis, as cidades que têm os custos de construção mais elevados do mundo são Londres, Genebra e Oslo, e as cinco cidades mais baratas encontram-se na Ásia e na Índia.

Entre as cem cidades analisadas, as cidades portuguesas de Lisboa e Porto surgem nos lugares 72 e 77. As cidades espanholas também surgem no mesmo nível: Barcelona (73), Madrid (75), Málaga (76) e Valencia (78).

O «top ten» das cidades mais caras quanto à construção fica completo com as cidades de Nova Iorque, Copenhaga, São Francisco, Zurique, Munique, Hong Kong e Macau.

A combinação de alguns fatores, entre os quais, o aumento dos custos de energia, a escassez de materiais e a disponibilidade de mão-de-obra, em conjunto com uma alta procura específica do sector (residencial e industrial), faz com que os mercados da América do Norte e muitas cidades europeias, incluindo as cidades espanholas e portuguesas, registem aumentos de custos de dois dígitos.

Como resultado disso, as cidades americanas sobem de forma significativa na classificação. Esta tendência ascendente é favorecida pela valorização do dólar americano, com uma média de 5% em comparação com a maioria das moedas. As cidades do Reino Unido e da Alemanha também sobem no ranking.

Na Ásia a situação varia muito, no entanto, no geral, os custos mantêm-se consideravelmente estáveis. A exceção é Singapura, onde as dificuldades para aceder à mão-de-obra resultaram em níveis elevados de inflação.

Por outro lado, na Austrália e no Médio Oriente, os níveis de procura não satisfizeram todas as expetativas, o que criou um mercado menoscompetitivo e mitigou o aumento dos preços. Isto fez com que cidades como Melbourne e Sidney baixassem dez posições no ranking de 2022.

O relatório também aponta para diferentes ritmos de recuperação no sector da construção a nível mundial, a par das diferentes estratégias dos governos contra a COVID-19. É importante destacar que a análise foi elaborada antes do conflito na Ucrânia, o que, de acordo com a Arcadis, «irá, sem dúvida, agravar a escassez de materiais e hidrocarbonetos, o que terá repercussões significativas nos mercados mundiais de produtos básicos e energia, assim como uma maior incerteza global».

UM SECTOR «ROBUSTO» APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

O diretor global de Custos e Gestão Comercial na Arcadis, Andy Beard, referiu que o sector da construção demonstrou ser «extremamente robusto apesar das difíceis circunstâncias do último ano» e refletiu sobre como a contenção sustentada na entrega de imóveise infraestruturas, uma melhor utilização dos dados e um maior investimento em soluções tecnológicas, tais como os métodos modernos de construção, podem melhorar a eficiência e ajudar a atingir o compromisso de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa.

Neste sentido, considera que a capacidade de adequação será «fundamental no clima de incerteza e inflação que se avizinha». «Embora as condições do mercado pareçam desfavoráveis, acreditamos que estes desafios oferecem, mais do que nunca, uma grande oportunidade para a nossa indústria impulsionar a inovação e consolidar a mentalidade de fazer mais com menos, reduzindo o nosso próprio impacto na utilização de recursos e no ambiente», sublinhou Beard.

O relatório, que analisou e obteve conclusões através de uma amostragem de vinte tipologias de edifícios, com base no estudo dos custos de construção e nas condições do mercado, apresenta um plano de cinco pontos como guia para ajudar os promotores e as suas equipas a enfrentar os desafios que se avizinham, com a demonstração de como se pode racionalizar, padronizar, automatizar e utilizar os processos digitais para ser mais eficientes e cumprir os objetivos essenciais em termos de sustentabilidade.

As 5 cidades mais caras:

1. Londres
2. Genebra
3. Oslo
4. Nova Iorque
5. Copenhaga

As 5 cidades mais baratas:
100. Kuala Lumpur
99. Nova Deli
98. Mumbai
97. Cidade de Ho Chi Minh
96. Joanesburgo

Descarregar o relatório u verifique nosso site

Acerca de ARCADIS

A Arcadis é líder no sector de desenho e consultoria para ativos naturais e construídos. Oferecemos soluções eficazes através de abordagens, escalas e digitalização sustentáveis. A nossa rede global formada por 29 000 pessoas em mais de 70 países permitiu-nos conseguir rendimentos de 3,4 mil milhões de euros no último ano. Colaboramos com a UN-Habitat, com a nossa experiência e os nossos conhecimentos, para melhorar a qualidade de vida em cidades em rápido crescimento de todo o mundo.

Arcadis, Improving quality of life

https://www.arcadis.com/es-es


-FIN-

 

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES:


ARCADIS
Marco Santos
Telemóvel: 924 789 769
marco.santos@arcadis.com

ARCADIS PRENSA
Amaya de la Peña
Telemóvel: +34 689 477 818
amaya.delapena@arcadis.com


 

Amaya de la Peña

Póngase en contacto con Amaya de la Peña para obtener más información o en caso de tener dudas.

Amaya de la Peña, Marketing Manager

Contacte con {name} para más información o preguntas

Arcadis utilizará su nombre y dirección de correo electrónico únicamente para responder a su pregunta. Puede encontrar más información en nuestra Política de privacidad.